sábado, 5 de fevereiro de 2011

O sobe e desce das profissões em 2011


As carreiras que mais oferecem boas oportunidades 
Turismo ou jornalismo?
Engenharia ou matemática? 
Quem está prestes a escolher que profissão seguir 
fica sempre com a cabeça cheia de dúvidas.
Uma delas, certamente,
diz respeito ao que estará em alta ou em baixa nos próximos anos.
A mesma dúvida, aliás, paira sobre aqueles que acabaram
de se formar e estão prestes a entrar no mercado de trabalho.
"Será que a minha profissão tem mercado ou será complicado encontrar uma colocação?"
De acordo com o diretor-geral da Trabalhando.Como especialista em mercado de trabalho Renato Grinberg, apesar dos rumores de um possível aumento na inflação e até de alta de juros e preços em 2011, alguns empresários e investidores continuam com expectativas positivas, sobretudo,porque espera-se um reaquecimento econômico.
Veja algumas profissões que estão em ascensão no mercado de trabalho, e outras que têm apresentado crescimento menor nos últimos anos:
  • ENGENHEIRO

    SOBE - Eventos como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro dois anos depois, que mobilizam investimentos em infra-estrutura pelo país, beneficiam os profissionais da construção civil, segundo Renato Grinberg, especialista em mercado de trabalho. 


  • 'Sustentáveis' 


    SOBE - Profissionais das áreas de meio-ambiente e sustentabilidade vêem crescimento de possibilidades no mercado nos últimos anos, diz especialista. 
  • Hotelaria e turismo
SOBE - A aposta do mercado para os próximos anos é que profissões no setor turístico será impulsionada pela Copa do Mundo e pelos Jogos Olímpicos do Rio-2016. 
  • Médicos
SOBE - Apesar da aposta no crescimento de profissões relativamente novas, como nas áreas de engenharia ambiental e hotelaria, o especialista em mercado de trabalho Renato Grinberb acredita que profissões mais 'tradicionais' também devem se beneficar com o crescimento econômico recente e os próximos eventos que o Brasil acolherá nos próximos anos. 
  • Advogados
SOBE - Profissionais de direito e administradores de empresa também devem se beneficiar no mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos, aposta o especialista Renato Grinberg.


  • Físicos e matemáticos 
DESCE - As duas profissões da área de exatas, segundo o especialista Renato Grinberg, estão entre as menos demandadas pelo mercado nos últimos anos. 
  • Jornalismo e Ciências Sociais
DESCE - Profissionais de comunicações, segundo Renato Grinberg, verão o mercado encolher nos próximos anos. A notícia, porém, não é tão ruim. "Um jornalista, por exemplo, pode buscar uma especialização em meio ambiente ou sustentabilidade", diz o especialista em mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário