terça-feira, 16 de outubro de 2012

Navegadores : atuais e pré históricos.


Navegadores são a porta de entrada para que desfrutemos de tudo que a internet tem a oferecer. Devido à popularidade imensurável da grande rede em nossas vidas, esses navegadores ganharam grande importância para qualquer usuário.
Cada “navegante” tem gostos e necessidades peculiares. É por isso que escolher um navegador que preenche essas necessidades pode tornar a experiência pela internet mais rica e eficiente. Abaixo listei alguns navegadores que são hoje top de linha e outros esmagados pelos gigantescos do seculo XXI, confira!



AWE : começamos pelo nacional, claro. AWE roda em Windows e, pelo que o criador diz, é o melhor navegador brasileiro e que compete de igual para igual com renomados navegadores mundiais.  Este navegador inclui um dos maiores pacotes de utilitários que um navegador possa ter por natureza. O AWE bloqueia janelas pop-ups, possui tradutor de inglês/português,zoom,permite personalizar cor/imagem de fundo das páginas, navega em tela cheia, suporta Java, Flash e conexões seguras etc. Saiba mais.

Internet Explorer também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.
O Internet Explorer é um componente integrado desde o Microsoft Windows 98. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre tenha havido um ciclo mensal de correções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chegou aos usuários disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de atualização crítica), além de estar pré-instalada no Windows Vista e no Windows 7 (a versão 8 Beta) (onde possui algumas funções a mais). A versão 8, lançada em 19 de março de 2009, é disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e Windows Server 2008.
Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado. O navegador ainda roda em Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
Desde o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP". Um de seus principais concorrentes foi o Netscape, hoje descontinuado. Atualmente, seus maiores concorrentes são o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Opera e o Safari.

Lynx : navegador modo texto muito utilizado em sistemas POSIX (unix, linux, etc). é um navegador web criado pela Universidade de Kansas, através de seu Grupo de Computação Distribuída e do Serviço Acadêmico de Computação. É capaz de exibir texto apenas, ideal para sistemas baseados em console ou com poucos recursos gráficos. Acompanha diversas distribuições de sistemas POSIX (Unix, Linux, etc) e VAX/VMS. Também existem versões para sistemas da Microsoft, como o MS-DOS e as variantes do Windows.

Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Baseado no componente de navegação da Mozilla Suite (continuada pela comunidade como Seamonkey), o Firefox tornou-se o objetivo principal da Mozilla Foundation.

Opera: É um navegador da web e uma suíte de internet desenvolvida pela companhia Opera Software. O navegador permite tarefas comuns de internet como exibir sites, mandar e receber mensagens de e-mail, gerir contatos, bate-papo online de Internet Relay Chat (IRC), "baixar" arquivos via BitTorrent e ler feeds. Ele é oferecido gratuitamente para computadores pessoais e celulares, mas para outros dispositivos é preciso pagar por ele.

Netscape Navigator : Foi um navegador web proprietário muito popular na década de 1990. Foi o principal produto da Netscape Communications Corporation e o navegador dominava em termos de quota de utilização, embora o seu uso até 2002 tinha praticamente desaparecido. Isto foi principalmente devido ao aumento dos usuários do software Internet Explorer da Microsoft, e em parte porque a Netscape Corporation (posteriormente comprada pela AOL) não manteve a inovação técnica Netscape Navigator, após a década de 1990.
O fim dos negócios da Netscape foi um dos motivos pelos quais a Microsoft foi condenada em famoso caso antitruste envolvendo a empresa e o Departamento de Justiça do governo do Estados Unidos (United States v. Microsoft). A Justiça americana considerou a prática de agregação do Internet Explorer ao sistema operacional Windows uma prática monopolista e ilegal. No entanto, a decisão veio muito tarde para a Netscape.
O browser Netscape Navigator foi sucedido pelo Netscape Communicator. O código-fonte do Netscape Communicator 4.x foi a base para o Mozilla Application Suite, que mais tarde foi renomeado para SeaMonkey. O Mozilla Suite também serviu como base para um subproduto navegador apenas chamado Mozilla Firefox e as versões do Netscape de 6 a 9.
A AOL oficialmente interrompeu o desenvolvimento do Netscape Navigator em 28 de dezembro de 2007, mas continuou dando suporte ao navegador com atualizações de segurança até 1 de março de 2008, quando a AOL cancelou o suporte técnico. A AOL permite fazer download de versões arquivadas da família de browsers Netscape Navigator. Além disso, mantém o site AOL Netscape como um portal da Internet.

Safari : O Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther). Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple. Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Tem o motor de renderização (layout engine) WebKit — um software que interpreta os códigos HTML e posiciona os elementos da página — sendo que o KHTML do Konqueror, navegador para KDE, foi usado como base.
Em 2006 variou entre 2% e 3,3% do mercado de navegadores. Segundo o site NetApplications.com, sua participação subiu de 4,61% em abril de 2007 para 5,7% em fevereiro de 2008. No entanto, essa participação apresentou uma pequena queda no mês de outubro de 2010, quando a participação no mercado do navegador caiu para 5,33%.

Caminob é um navegador web (browser) para o sistema operativo Mac OS X da Apple Inc., baseado no código fonte Mozilla, diferencia-se do Mozilla Firefox por utilizar nativamente os recursos do sistema Mac OS X. Ao invés de uma interface baseada na linguagem XUL, o Camino usa a API Cocoa, nativa do Mac OS.
Um dos objetivos do projeto é se integrar o melhor possível com o sistema operacional dos Macintoshes, para isso usa a a interface gráfica Aqua e utiliza uma série de serviços do Mac OS X como o gerenciador de senhas (Keychain), o compartilhamento de arquivos via rede (Bonjour), o corretor ortográfico e o suporte a múltiplos idiomas (incluindo o português). Outros recursos incluem um bloqueador de pop-ups, navegação por abas e suporte aos principais padrões da WWW.
O navegador é desenvolvido pelo Camino Project, uma organização aberta dos usuários e desenvolvedores. O líder do projeto é Mike Pinkerton, no posto desde 2002 quando Dave Hyatt se transferiu para o desenvolvimento do navegador Safari na Apple Computer.

Shiira : é um navegador web (browser) para o sistema operacional Mac OS X. Criado para ser "um navegador melhor e mais útil que o Safari", o Shiira utiliza o renderizador WebKit (baseado no KHTML).
O Shiira é software livre e seu código fonte é disponibilizado sob a licença BSD


OmniWeb : Foi desenvolvido originalmente pela Lighthouse Design para a plataforma NEXTSTEP em março de 1995. A evolução do NeXTSTEP em OpenStep e Mac OS X fez com que o Omni Group atualizasse o programa para esses sistemas. O programa chegou a ser convertido para Microsoft Windows por meio da plataforma (framework) OpenStep. Após a compra da Lighthouse Design pela Sun Microsystems, na época da versão 2.5, o Omni Group passou a lançar o programa. A partir da versão 4.0, o OmniWeb é desenvolvido apenas para a plataforma Mac OS X.
O OmniWeb aproveita os recursos do Mac OS X por meio do uso da API Cocoa, usa a tecnologia Quartz para renderizar as imagens e textos, além de aproveitar múltiplos processadores quando disponíveis. No início usava seu próprio renderizador HTML, mas este não era compatível com boa parte dos padrões da linguagem como CSS. Em fevereiro de 2003, o Omni Group passou a usar o renderizador WebCore da Apple (usado no navegador Safari e baseado no KHTML do Konqueror).
Em 24 de fevereiro de 2009, o Omni Group anunciou que o OmniWeb está disponível gratuitamente, ao invés de seu antigo preço de US$14.95[


Konqueror : Faz parte da KDE Software Compilation 4. Funciona como um web browser ou até como um visualizador de arquivos. Era o Gerenciador de Arquivos oficial, padrão no KDE, até a versão 3.5.10, mas no KDE4 KDE Software Compilation 4 foi substituido pelo Dolphin.
Como vários outros pacotes e programas usados no Linux,sua licença é GPL.
Baseado na comunicação interna de aplicativos KDE, ele pode reproduzir vídeo, som, visualizar imagens, páginas html locais e em rede, documentos de texto, etc. Tanto é que se declara "O visualizador universal". Já que utiliza abas de navegação como o Firefox, pode-se ter em uma aba um pdf, em outra uma página da internet, em outra o gerenciador de arquivos e assim por diante.
Como gerenciador de arquivos tem poder de acessar discos locais, mídias removíveis, compartilhamentos de rede, etc. Além disso, em suas versões recentes conta com a possibilidade de através do painel lateral lançar qualquer aplicativo dos menus e pode-se através dele configurar todo o KDE.

Flock : Foi um navegador web (browser), que utiliza o motor WebKit. Flock é também o nome da companhia que desenvolve o web browser. Os criadores do Flock chamam-no de "um browser social", devido a sua habilidade de interagir com os serviços sociais populares da rede. Tais serviços de rede incluem Flickr, Del.icio.us, Technorati, Photobucket, YouTube, Facebook, Twitter e vários serviços populares de agregação de blogs e de notícias da chamada Web 2.0, que prega a organização e compartilhamento dos documentos online.
O projeto foi descontinuado em 26 de abril de 2011, pois o produtores foram trabalhar no projeto Zynga, jogos para redes sociais.

Galeon: É um navegador de Internet alternativo para o ambiente GNOME, baseado no Mozilla. Praticamente todas as distribuições Linux têm o Galeon em seus repositórios. A sua proposta é ser simples e rápido. Actualmente é possível usar todos os plugins do Firefox no Galeon, e portanto não se perde quase nada ao usá-lo.Firefox.

Midori : Roda em plataformas unix, é um navegador de internet que utiliza WebKitGTK+ para renderizar suas páginas. É desenvolvido por Christian Dywan. É muito leve e rápido. Distribuído gratuitamente, pode ser baixado diretamente no Ubuntu através da "Central de Programas Ubuntu".

Arora : É um pequeno navegador web de multiplataforma que roda nos sistemas Windows, Linux, Haiku, Mac OS, BSD e OS/2[1] e outros suportados pelo Qt.

Os recursos do Arora incluem favoritos, histórico, navegação com abas, OpenSearch, modo privado, gerenciador de downloads, WebInspector e AdBlock.

Google Chrome : É um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de renderização o WebKit, da Apple Inc. e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework).1] Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo, atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu browser principal.[3] Ainda em outubro de 2010, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%. Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário ("chrome").
Em 2 de setembro de 2008 saiu a primeira versão ao mercado, sendo esta uma versão beta. Finalmente, em 11 de dezembro de 2008 foi lançada uma versão estável ao público em geral. O navegador está disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS X, Android, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSE.
Atualmente, o Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 32,43% dos usuários contra 32,12% do Internet Explorer e 25,55% do Mozilla Firefox, segundo a StatCounter. Além de desenvolver o Google Chrome, o Google ainda patrocina o Mozilla Firefox, um navegador que é desenvolvido pela Fundação Mozilla. Atualmente, a versão 19 é a mais usada no mundo.
.
Maxthon Browser : (inicialmente conhecido como MyIE2), é um navegador desenvolvido pela MySoft Technology. O navegador utiliza o engine Trident, o mesmo usado pelo Internet Explorer e pode também usar a tecnologia Gecko como usada no Mozilla Firefox.
Maxthon procura oferecer muitas características ricas, mas sem perder qualquer compatibilidade com o Internet Explorer. Ele compete diretamente com o Firefox e Opera e oferece muitos aprimoramentos sobre o Internet Explorer. Sobretudo, caso usado com o engine Trident, está sujeito à vantagens e desvantagens, sendo porém mais seguro que o Internet Explorer.
A empresa Beijing, que leva o mesmo nome do produtor, tem atraído principalmente milhões de usuários na China para o recurso que pode fazer um tráfego em túnel atráves de um Web proxy e driblar o controle de informação do governo chinês nas máquinas de buscas como o Google, Yahoo, MSN, Baidu e outros sites populares em provedores de serviço do país.


Dooble : É um navegador multi-plataforma, que tem performance, estabilidade e integra gerenciador de downloads, cliente de e-mail e barra de pesquisa.

SeaMonkey : É um conjunto de aplicativos para a internet, contando com navegador de internet, cliente de e-mail e grupos de notícias, cliente de IRC, editor de HTML, catálogo de endereços e calendário (nem sempre disponibilizado por padrão). Ele é a continuação da suíte Mozilla por parte de uma comunidade de usuários e desenvolvedores



Mosaic : É conhecido por muitos como o primeiro Navegador WWW e cliente Gopher e foi o primeiro navegador a rodar no Windows (além do UNIX), que abriu a web para o público em geral. Foi desenvolvido no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) a partir de 1992, lançado em 1993 e extinto em 27 de Janeiro de 1997.

ViolaWWW : Foi um dos primeiros navegadores web baseado em gráficos. Criado por Pei-Yuan Wei, foi o primeiro navegador a ter objetos com script, folhas de estilo e tabelas.

WorldWideWeb : Foi o primeiro navegador web. Foi desenvolvido no CERN em 1990 por Tim Berners-Lee e rodava na plataforma NeXTSTEP. No início a sua interface era muito simples, a maior parte das informações eram no formato de texto, com poucas imagens.
O primeiro sítio web chamava-se "http://info.cern.ch/




Fonte:wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário